Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) você sabe do que se trata?

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é a grande responsável por 8,7 da cegueira no mundo e este número deverá duplicar até 2020 devido ao envelhecimento da população mundial. Os fatores de risco incluem a idade, raça, tabagismo, histórico familiar, hipertensão, colesterol elevado, ingestão de gordura e índice de massa corporal elevado. Existem duas formas da doença: úmida e seca, sendo a primeira mais susceptível à perda de visão bilateral.
A degeneração macular é um transtorno ocular que lentamente destrói a visão central apurada. Isso torna difícil enxergar pequenos detalhes e ler. A doença é mais comum em pessoas acima dos 60 anos, razão pela qual é frequentemente chamada de degeneração macular relacionada à idade.

Causas

A retina é a camada de tecido mais interna no fundo do olho. Transforma a luz e as imagens que entram no olho em sinais nervosos que são enviados ao cérebro. A mácula é a parte da retina que torna a visão mais precisa e detalhada.

A degeneração macular é causada pelo dano na área ao redor dos vasos sanguíneos que abastecem a mácula. Essa alteração nos vasos sanguíneos danifica a mácula.

Existem duas fases da degeneração macular (DMRI):

  • A degeneração macular seca acontece quando os vasos sanguíneos sob a mácula tornamse finos e frágeis. Pequenos depósitos amarelos, chamados de drusas, são formados. Quase todas as pessoas com degeneração macular iniciam com a forma seca.
  • A degeneração macular exsudativa ocorre em apenas cerca de 10% das pessoas com degeneração macular. Novos vasos sanguíneos anormais e muito frágeis crescem sob a mácula. Isso é chamado de neovascularização coroidal. Tais vasos vertem sangue e fluidos. Essa forma causa a maior parte da perda da visão associada à doença.

Os cientistas não sabem ao certo o que causa a DMRI. A doença é rara antes dos 55 anos e é mais frequentemente vista em adultos a partir de 75 anos.

Além da hereditariedade, outros fatores de risco são:

  • Indivíduos brancos
  • Fumo de cigarro
  • Dieta rica em gordura
  • Gênero feminino
  • Obesidade

Exames

Será receitado gotas para alargar (dilatar) suas pupilas. O responsável pelo cuidado ocular, então, vai usar lentes especiais para examinar a retina, os vasos sanguíneos e o nervo óptico.

O médico vai procurar por alterações específicas na mácula e nos vasos sanguíneos. Uma das descobertas mais antigas na DMRI seca é a drusa, depósitos amarelos que se formam na mácula.

Pode ser solicitado que cubra um olho e olhe a um padrão de linhas, denominado tela de Amsler. Se as linhas retas surgirem onduladas, pode ser um sinal de DMRI.

Outros testes para DMRI podem incluir:

  • Angiografia de fluoresceína
  • Fotografia do fundo do olho
  • Tomografia de coerência óptica (OCT)

 

 

Ascom com informações do site minhavida.com

Atendimento personalizado

Você recebe atenção personalizada desde o agendamento até o confortável processo de recuperação

Você recebe atenção personalizada desde o agendamento até o confortável processo de recuperação

Para agendar consultas e exames, ligue para 3217-2700 de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas ou a qualquer momento: Agenda online

Rua Jangadeiros Alagoanos, 1163, Pajuçara, Maceió-AL, CEP: 57.030-000, Tel: (82) 3217-2700

Contato

Galeria de fotos