Cirurgia de catarata

O grande avanço tecnológico na Oftalmologia nos últimos anos tem permitido uma cirurgia mais eficiente, com menores riscos e maior conforto para o paciente, oferecendo uma rápida reabilitação visual na maioria dos casos. A moderna cirurgia da catarata retira a catarata (lente natural opacificada), pela técnica de faco-emulsificação e a substitui por uma lente artificial (lente intra-ocular).

A faco-emulsificação é o método em que é realizada uma incisão na córnea de cerca de 3 mm para fragmentar e aspirar o cristalino opaco. Depois de retirado o cristalino é implantado uma nova lente intra-ocular que lhe fará enxergar com mais nitidez. O instrumento utilizado para emulsificar o cristalino, ou seja, microfragmentá-lo pode ser comparado a uma caneta por causa de sua espessura que com a ponta emite ondas de ultrassom fazendo a emulsificação e retirada por meio de sucção dos fragmentos.

Lente intra-ocular

Atualmente contamos com diversas opções de lentes intra-oculares. Cabe ao paciente, juntamente com o seu cirurgião, escolher o melhor tipo de lente para o seu caso.

Basicamente as lentes intra-oculares se dividem em dois grupos:

Lentes Intra-oculares Rígidas (não dobráveis):

A lente rígida é uma lente de fabricação nacional de boa qualidade. Por suas características de rigidez, a abertura realizada nos olhos precisa ser aumentada de 3 para 7 mm. Esse tipo de abertura não é auto-selante. Com isso, é obrigatória a realização de uma ou mais suturas no olho para manter a vedação. A opção por este tipo de lente permite que o paciente se recupere da catarata e possa enxergar de forma adequada. Com os pontos no olho, é normal que seja induzido um astigmatismo que torna maior o grau do óculos depois da cirurgia de catarata. Vale a pena ressaltar que quanto maior a abertura realizada no olho, maior o risco de infecções e mais demorado o tempo de recuperação pós-operatório.

Lentes Intra-oculares Flexíveis (dobráveis):

O material dessa lente é um tipo de acrílico flexível desenvolvido nos Estados Unidos, que permite que possa ser dobrada e injetada no olho através de uma incisão bem menor que a anterior. Esta abertura tem um tamanho realmente microscópico, ela é auto-selante e não necessita de suturas (pontos) na córnea. Com esse tipo de lente a cirurgia de catarata e a recuperação são ainda mais rápidas.

Dúvidas freqüentes sobre a cirurgia de Catarata:

Quando operar ?

Com a moderna técnica da cirurgia da catarata, não é necessário esperar que a catarata “amadureça”, como se preconizava antigamente. A catarata pode levar anos para se desenvolver, e a hora de removê-la é quando o paciente nota que sua qualidade de vida já está sendo prejudicada, com dificuldade à leitura, trabalhos manuais, dirigir, ver TV, cinema, etc.

Por quanto tempo permanecerei no hospital?

A cirurgia atualmente é feita rotineiramente com anestesia local de forma ambulatorial, ou seja, sem necessidade de internação hospitalar.

Em quanto tempo estarei enxergando normalmente?

A recuperação visual após a cirurgia da catarata é relativamente rápida. Uma semana após a cirurgia a visão já costuma estar melhor do que antes da operação. Entretanto, isto varia de caso para caso e a visão estabiliza ao redor de 4 semanas após a cirurgia, quando então serão provavelmente receitados óculos, se necessário.

Porque implantar a lente intra-ocular?

A adaptação aos óculos e/ou às lentes de contato após a cirurgia de catarata sem implante é difícil, pois estes provocam maior distorção da imagem em relação à lente intra-ocular. A qualidade de visão com a lente intra-ocular é muito superior àquela com óculos ou lentes de contato. O implante da lente intra-ocular é feito de rotina atualmente.

Quando os pontos serão removidos?

Geralmente não há necessidade de pontos na cirurgia de catarata. Entretanto, quando utilizados não causam problemas. Só serão removidos se estiverem provocando desconforto ocular ou para diminuir o astigmatismo pós-operatório. Quando necessário, os pontos são removidos no próprio consultório, com colírio anestésico, sem desconforto algum.

Quais são as minhas restrições após a cirurgia?

De um modo geral, deve-se evitar esforços físicos grandes nos primeiros 15 dias que se seguem à cirurgia. Deve-se evitar apertar ou esfregar o olho. Um protetor ocular é geralmente usado ao dormir por 1 semana após a cirurgia.

Quando poderei tomar banho e lavar o cabelo?

Imediatamente após a cirurgia. Entretanto, tenha o cuidado de evitar a entrada de água, sabonete ou xampu dentro do olho.

Quais são os riscos da cirurgia?

Felizmente, a cirurgia da catarata é uma das cirurgias de maior índice de sucesso atualmente, devido às modernas técnicas de microcirurgia. As complicações são raras, mas podem ocorrer. As principais são: infecção, hemorragia, descolamento de retina e edema de mácula. Estas complicações devem ser diagnosticadas e tratadas o mais precocemente possível. O implante da lente intra-ocular não aumenta em nada o risco de complicações.

É preciso realizar exames pré-operatórios nos olhos?

Obviamente que o paciente deverá ser submetido a um exame oftalmológico completo para ser diagnosticado o tipo e a densidade da catarata, além de se diagnosticarem outras patologias oculares caso existam concomitantemente à catarata.

Alguns exames específicos para o planejamento da cirurgia da catarata também são necessários, como a biometria ultra-sônica para o cálculo do grau da lente intra-ocular a ser implantada no momento da cirurgia, uma ecografia para a avaliação do segmento posterior caso a catarata seja muito densa e o exame do fundo de olho não seja possível, e uma avaliação cuidadosa da córnea (através da biomicroscopia, paquimetria ultra-sônica, microscopia especular e topografia corneal, dependendo da situação), de maneira que este delicado tecido seja adequadamente protegida durante a cirurgia.

Fonte: Assessoria  com informações da oftamologiapacaembu

Atendimento personalizado

Você recebe atenção personalizada desde o agendamento até o confortável processo de recuperação

Para agendar consultas e exames, ligue para 3217-2700 de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas ou a qualquer momento: Agenda online